PROGRAMAÇÃO no Brasil
Sexta-feira, 28 de abril - 15h na Sala de leitura Machado de Assis no Morro da Providência - Arena Samol (Rua Costa Barros, 34, Gamboa)
Si Convida para um bate-papo sobre “As origens do Samba” um ato de resistência, com Jair Martins de Miranda, Professor em Ciências Sociais na UNIRIO, Angélica Ferrarez e Sophie Tzitzichvili de Panaskhet, para a abertura do Festival Palavras e Maravilhas 2023 no Brasil.
Transmissão em Marselha na Casa Colorada as 20h, com animação musical pelo grupo Nos Duo as 18h30
https://www.youtube.com/watch?v=0E1QPNblATE
Quarta-feira, 10 de Maio na Biblio Maison
17h30 : “A viagem na obra de Godofredo de Oliveira Neto"
Bate papo com o Ilmo. patrono do 7mo Festival Palavras e Maravilhas 2023. Acadêmico e professor da UFRJ, com vários livros publicados na França.
11 de maio na Faculdade Instituto universitário do Rio de Janeiro FIURJ
18h - Mazé Torquato apresenta Maria d’Apparecida : "Negraluminosa voz"
Uma biografia, em francês e português, da cantora afro-brasileira mezzo-soprano que não pôde fazer carreira no Brasil por causa da cor de sua pele. Em Paris desde 1955, ela cantou "Carmen” na Ópera de Paris e, após um acidente, mudou-se para a MPB.
Uma mulher fascinante que é também uma daquelas personagens que estão constantemente atravessando até sua morte em 2017.
12 de maio
11h30 Espaço Piraporiando /Sao Paulo : O Protagonismo negro na literatura infanto juvenil
Bate-papo com as escritoras :
Simone Mota
Janine Rodrigues
Vanessa Passos
Divulgação Ao vivo e On line na FIURJ
18h na FIURJ :
O Protagonismo Negro na ação cultural no Brasil (1h30-2h)
Bate papo com :
Wanderson Lemos, Cantor, Compositor, ator e ativista dos movimentos negros e civis.
William de Paula, Conselheiro Tutelar de Proteção à Criança, também professor de capoeira, graduando em Ciências Sociais pela UFRJ
Reinaldo Santana, dramaturgo, cineasta, diretor do grupo Entrou por uma Porta, teatro comunitário como movimento de resistência
Geraldo Bastos, pesquisador sobre a transmissão de conhecimentos ancestrais
Mediadora : Simone Ricco, Mestre em Letras, na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense, professora da rede municipal do Rio de Janeiro e professora colaboradora na Pós-graduação em História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira IPN/FEUDUC e em Literatura Infanto-Juvenil, na UFF.
Seguido de " América negra" uma performance musical do Wanderson Lemos, lembrando que celebraremos no sábado 13 de maio, o dia da abolição da escravatura no Brasil.
Domingo, 14 de maio no Parque das Ruinas. Dia da literatura infantil
Com oficinas, narração de histórias e apresentações musicais.
Terça-feira, 16 de maio
10h da manhã no Espaço Solo, Tijuca
“O imaginario na literatura infanto-juvenil”
Bate-papo com Simone Mota, Luana Rodrigues, Janine Rodrigues, e Vanessa Passos.
Mediação : Katy Navarro
Quarta-feira, 17 de maio
11h30 - FIURJ
"Direitos LGBTQ e Viagens Femininas"
Bate Papo com Lindevania Martins, escritora e defensora pública, o Professor Gladstone Leonel e convidados.
15h BR / 19h PT / 20h FR - FIURJ
"Arte & Direitos Humanos"
Bate Papo entre Rio e Lisboa, com Beatriz Wey, Doutora em Ciência Política na UERJ e, on line, com Rita Wengorovius, diretora artística do Teatro Umano, professora da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
A luta pelos direitos humanos esteve presente em nossas vidas como palco de reivindicações de artistas, ativistas e de atuantes dos movimentos sociais deste o século XVII. Avanços e retrocessos marcaram este processo, isto porque as contradições do universo político são muitas e o ser humano não é tratado com dignidade, respeito, liberdade e autonomia, a menos que ocupe os espaços institucionalizados e a própria rua. Cabe a nós o olhar atento para quem somos e como queremos viver. A arte da movimento a nossa luta e nos salva das barbáries.
(Informações sobre a apresentação e os palestrantes: https://arteedireitoshumanos.com.br/quem-somos/)
18 de Maio - 17h30 na Biblio Maison
"Entre viagens e exílios"
Sarau poético
Poemas e leituras dramatizadas em francês e português, com Sandra Lima, Nilzangela Souza, Mano Melo, Tavinho Paes, Celso Sanchez, Severino Honorato, Paulo de Araujo, Júlio Corrêa e muito mais ….
On line em conexão com Lisboa, São Paulo e Brasília.
19 de maio
10h30 na FIURJ - "Vixe, esqueci" sobre memória e esquecimento sobre a doença de Alzheimer. Lançamento do livro infantojuvenil de Vanessa Passos, Prêmio Kook Brasil 2022 nas categorias “Melhor Livro Infantil” e “Aclamado pelo público”.
Site da autora:
https://pinturadaspalavras.com.br/
15h na FIURJ/19h PT/20hr FR -
Reflexão sobre " Ser forasteiro", um estudo que esclarece as formas que o sentimento de estranheza provoca em personagens que se sentem excluídos de um espaço moral privilegiado.
Bate Papo com Professora Fátima Marinho Ex. Vice Présidente da Universidade do Porto Oficial da Ordem das Palmas Acadêmicas concedida pelo governo francês.
17h30 na Bibliomaison - Oficina de escritura liderada por Vanessa Passos
Conceitos básicos sobre escrita de Marguerite Duras.
Palestra acerca dos conceitos básicos sobre escrita proposto por M. Duras no seu livro de ensaios “Escrever”, publicado pela editora Relicário no Brasil. Além de analisar o processo de criação literária da autora, mulher de letras, dramaturga, roteirista e diretora francesa, figura de destaque na literatura da segunda metade do século XX.
20 de maio
15h BR : "Protagonismo indígena nos dias de hoje" Bate-papo On line com:
Delphine Fabbri-Lawson (online da França) fotógrafa, artista e ativista, junto com o chef Darci Tupã Nunes de Oliveira, realiza um trabalho de luta e resistência no Brasil, divulgado na Europa.
Edson Kayapó, do povo Mebengokre, professor, ecologista e escritor de renome internacional. Doutor em história da educação, é pesquisador e formador de professores indígenas de graduação e pós-graduação.
Telma Taurepang (online de Roraima), líder indígena, do povo Taurepang, ativista política pelos direitos das mulheres indígenas e ecologista. Coordenadora do Movimento de Mulheres Indígenas da Amazônia (UMIAB)
Mediador: Bruno Meyerfeld
Franco-brasileiro, jornalista e correspondente do jornal francês Le Monde no Brasil. Autor de vários artigos sobre a Amazônia e os povos indígenas.
Segunda, 22 de maio na FIURJ
16h - " Da importância da Arte Educação" Palestra e debate com Karen Acioly (ao vivo)
Autora, roteirista, pesquisadora, curadora, criadora do FIL - Festival Internacional de Intercâmbio Linguístico, doutorando em educação (UFF).
Apresentação de seus dois últimos livros: A dramaturgia da ópera para crianças, e Bem no meio.
www.karenacioly.com
https://www.fil.art.br/
Introduzindo
18h - Odisseia Esperança : um projeto de cooperação transnacional
Apresentação do projeto de cooperação a se realizar durante 2 anos no âmbito do Programa Erasmus+ da União Européia, junto com a França, Brasil, Espanha e Portugal.
Encontro com os protagonistas franceses e brasileiros portadores deste projeto, com público de estudantes e profissionais interessados em incentivar a formação de uma rede de voluntários e parceiros, em apoio à iniciativa.
O objetivo deste projeto é o intercâmbio de boas práticas acerca da Arte Educação, em favor de uma melhor compreensão cultural.
O empreendimento integra encontros virtuais e viagens transnacionais com educadores sociais e culturais, sensibilizando a juventude através de oficinas artísticas e audiovisuais, em prol do desenvolvimento sustentável.
Fechamento do Festival com Blabla-Exchange. Momento convivial durante a qual brasileiros, franceses e demais estudantes, poderão se encontrar para um intercâmbio entre os dois idiomas.
Tudo sempre com lançamentos de livros relacionados, na presença dos autores para dédicace.
Tudo gravado e transmitido no Canal YouTube de Palavras e Maravilhas entre Rio e Marselha.
https://www.youtube.com/@palavrasemaravilhas-parole2791
Équipe Brésil : Mélissa, Florèle, Anaëlle, Theo, Hichem
Equipe Marseille : Isadora, Sophie, Raquel, Madeira
Contact : lesapprentisdelsperance@gmail.com
Commentaires
Enregistrer un commentaire